top of page

- Concebida e implantada por professores para ser resolvida por alunos.

- A informação é proveniente de recursos disponíveis online.

- Estratégia que permite o desenvolvimento de competências.

- Utilização de utilitários informáticos.

 

- A Webquest “é uma investigação orientada na qual algumas ou todas as informações com as quais os aprendizes interagem são originadas de recursos da Internet” (Dodge, 1995, pag 9).

- Proposta metodológica de trabalho,centrada numa aprendizagem cooperativa e colaborativa , promovendo a contrução partilhada de conhecimento.

- A estratégia também foi desenhada para que os alunos pudessem rentabilizar o tempo em atividades que lhes permitissem transformar informação em conhecimento, nos níveis de domínio cognitivo mais avançados.

- As tarefas das WebQuests são baseadas na taxonomia da aprendizagem ativa proposta por Bloom et al, (1956). Como exemplo destes níveis de domínio cognitivo, temos: a análise, a síntese, a avaliação, o conhecimento, compreensão e aplicação.

- Pode favorecer o ensino e a aprendizagem e aquisição de competências transversais do currículo.

"What this means is that tomorrow's workers and citizens will need to be able to grapple with ambiguity. They will need to commit themselves to a lifelong process of learning, honoring multiple perspectives and evaluating information before acting on it. Tomorrow's workers and citizens are sitting in our classrooms today.

Using WebQuests in our classrooms can help build a solid foundation that prepares them for the future."

 

David Thornburg

- Trata-se de uma atividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos da Web.

- É uma estratégia pedagógica que promove a investigação e a pesquisa na Internet, por parte dos alunos, de uma forma orientada mas autónoma.

- Ajuda o professor a utilizar os recursos da internet com criatividade e critério.

- O aluno é, de certa forma, obrigado a usar os recursos existentes na rede para realizar um conjunto de tarefas que lhe são propostas.

- Hoje em dia existe um número considerável de Webquests online que podem ser utilizadas ou mesmo adaptadas em sala de aula.

- O trabalho colaborativo é um dos princípios da WebQuest, pois pretende modificar o uso individualista do computador para um formato mais participativo, onde todos colaboram para resolver o problema de cada tarefa, porem WebQuest, porem, pode também ser planejada para ser utilizada de forma individual em situações de ensino a distância ou em ambiente de bibliotecas.

- Nos casos em que o assunto trabalhado não possui uma riqueza de referências na Internet, podem ser associados materiais impressos, bem como ser o professor a desenvolver novos materiais para disponibilizar na Web.

 

 

Requisitos técnicos e recomendações

Acesso à internet;

Previsão se os sites utilizam e necessitam de plugins como máquina virtual Java ou flash player;

Pontos importantes a serem checados antes da implementação da webquest:

verificar se a escola dispõe de acesso a Internet;

verificar as permissões de acesso aos sites necessários a execução do trabalho e verificar se há um número suficiente de computadores para a turma;

 

 

- Duração da Webquest:

Quanto ao período de duração da realização de uma Webquest, esta pode ser de dois tipos:

- Curta duração;

- Longa duração.

 

- Curta duração:

- Realizada entre uma e três aulas;

- Este nível tem  como objetivo levar o aluno  a entrar em contacto com uma significativa quantidade de informação de modo a compreendê-la.

-  Centra-se na aquisição e integração de conhecimentos.

- Longa duração:

-  Entre uma  semana e  um mês;

- Este nível de Webquest tem como objetivo levar o aluno a alargar e refinar o conhecimento, transformando-a em algo concreto ao criar material (online ou offline) para que os outros o possam utilizar.

 

 

- Créditos:

-  A questão dos créditos é um ponto relevante pois a omissão deste impede de contactar o autor para tirar dúvidas ou esclarecimento,  deve-se também deixar um contacto e um conjunto de referências utilizadas para a construção da Webquest.

bottom of page