top of page

Designação

 

As Webquests surgiram em 1995 na Universidade de San Diego na Califórnia na disciplina Interdisciplinary Teaching With Technologies e tiveram como mentores os Professores Bernard Dodge e Tom March (Cruz, et al, 2007).

Uma WebQuest é uma proposta metodológica de trabalho, concebida e implementada por professores para ser resolvida, em grupo, pelos alunos tirando partido da informação proveniente em parte ou na totalidade de recursos existentes na Web (Dodge, 1995, 1997)

 

Cruz, Carvalho e Almeida (2006) definem webquest como uma ferramenta que visa orientar a pesquisa da informação disponibilizada online. Essa pesquisa é elaborada e orientada pelo professor. O aluno pode trabalhar de forma conjunta ou individualmente de modo a retirar na web as informações existentes, portanto, atua numa perspectiva construtivista na qual o aluno desempenha um papel ativo e crítico.

 

Costa (2008: p.40), Bottentuit Junior & Coutinho (2011) afirmam que a WebQuest é uma atividade “que apela ao desenvolvimento de competências mais importantes do que conhecimentos factuais, como a tomada de decisão, a argumentação, a avaliação e ainda implica num processo de investigação e transformação da informação obtida”.

 

São uma estratégia pedagógica que promove a investigação e a pesquisa na Internet, por parte dos alunos, de forma orientada, mas autónoma.
(RIBEIRO, 2012)

 

Bottentuit Junior e Coutinho (2008a) afirmam que a palavra Webquest, na sua etimologia, remete-nos para a soma de duas palavras, ou seja, web (rede de hiperligações) e quest (busca ou pesquisa).

 

 

Ferramenta que recorre a práticas de ensino centradas no aluno e que, portanto, se fundamentam nas teorias de motivação, no construtivismo, no ensino diferenciado e nos princípios psicológicos centrados no aluno. (CASTRO, Joana e TAVARES, João)

 

“O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro.

O que eu faço, eu entendo”

Confúcio

bottom of page